Redes Sociais Facebook Twitter YouTube Google Plus LinkedIn
Entenda o que são Ligamentos!

O que são Ligamentos

O que são Ligamentos?

Os ligamentos são junções de tecidos conjuntivos, que se localizam entre os ossos, ajudando a estabilizar as articulações. Eles são tecidos pouco elásticos e, por isso, podem romper-se quando são esticados excessivamente.

Na maior parte dos casos, uma lesão no ligamento do joelho é causada por grande esforço repentino, como quando estamos praticando um esporte.

Por exemplo, quando o pé está apoiado firmemente no chão e a perna move-se bruscamente, pode ocorrer uma rotação brusca do joelho. Com esse movimento, pode acontecer uma ruptura no ligamento do joelho, pois ele não foi feito para girar.

Quando uma lesão no ligamento, geralmente a pessoa sente um ‘estalo’. A dor é forte e pode haver espasmos musculares, gerando instabilidade nos movimentos. Em alguns casos, há derramamento de sangue dentro do espaço da articulação, chamado de ‘hemartrose’.

Nem sempre uma lesão no ligamento obriga o paciente a ser operado. Em certas situações, o tratamento pode ser clínico, com uma boa evolução. Na maioria dos pacientes, pós-cirúrgicos ou não, percebe-se uma boa recuperação completa após o tratamento, com a plena recuperação dos movimentos do joelho.

Mas não confunda: quando fazemos alongamentos antes ou depois dos exercícios, estamos alongando nossos músculos e tendões, e não os ligamentos. Fica a dica!

Sites Profissionais e Hospedagem